6 de setembro de 2012

Cronicas com o Tema: O lugar onde vivo.

Seguem abaixo as produções de texto que se destacaram nas Olímpiadas de Lingua Portuguesa :

Título: Do jeito que mudou.   Aluno autor: Matheus Augusto 8ªA

Do jeito que tudo passa, do jeito que tudo muda de uma maneira tão rápida, às vezes até temo que eu feche os meus olhos e quando abri-los seja uma velho farto de dias.
Eu nasci numa cidade que quando eu era bebê podia caminhar pelas calçadas sem temer.
Comecei a crescer numa cidade que crescia junto comigo. Meu crescimento era bom, já o da cidade tinha minhas dúvidas.
Os roubos começaram, os assaltos já não eram mais sutis. Mas começava até na escola, porque alguns de meus colegas preferem roubar do que pedir emprestado.
Damos duro para conseguir o que temos pra logo perder pra quem não tem vergonha na cara.
A procura de coisas que às vezes nem existem se torna obcessiva e chega as vezes armas  que só deveriam dar medo são usadas para ferir, matar. Cidades pequenas do interior eram conhecidas por todos serem amigos se houvesse algo que alguem quisesse era somente pedir emprestado, e os roubos nem se compara: roubo de frutas feito por crianças. Eu não pude viver em uma cidade que até poderia dormir de porta aberta.
Eu não tive essa oportunidade e posso dizer com convicção que meus filhos também não vão viver.
Se vou a uma festa ou qualquer lugar sempre surge o alerta : "não use anéis e relógios chiques", "toma cuidado com a câmera, celular, tablet",  "se levar isso vão te roubar". Eu não consigo e não posso me conformar .
Será que eu viverei numa sociedade assim, será que as futuras gerações viverão numa sociedade assim?
O pior é que até já nos acostumamos.
As pessoas já se conformam, acham isso normal. Mas não é. E há formas de vencermos isso. Isso é errado e não é preciso aceitar isso.
                    -------------------------------------------------------------------------

Título: O lugar onde vivo.                              Aluno Autor: Clara Paredes 8ªA


Vivemos em um cidade onde a pizza chega primeiro que a polícia em sua casa. E se não tomarem uma providencia só vai passar disso para pior.
Já de um tempo pra cá, anda acontecendo fatos inesperáveis na cidade. Tem gente passando muita necessidade e a falta de inteligência é tanta, que elas vão roubar, e sem pensar no que estão fazendo se envolvem na bandidagem e no tráfico de droga. Com isso, o lugar onde moro vai aparecendo na televisão e nos jornais.
Pessoas destruindo amizades por causa de politica, porque não respeitam a liberdade de escolha.
Quando as pessoas começarem a se preocupar com o próximo, aí sim, as coisas vão começar a mudar.
Caráter, personalidade e sinceridade são vortudes que estão faltando nas pessoas hoje em dia.
                        -----------------------------------------------------------------------

Título: A vida de Guerreira.                                         Aluno autor: Kellen Kaline 8ªA

Eu me canso em ver como as pessoas mudam. Não posso saber se meus meus amigos hoje serão amanhã. Nos dias de hoje parece que perdemos a paciência e acabamos recebendo pedras, atirando pedras, e as vezes não estamos disposto a dar o braço a torcer .
Acontece todos os dias, e eu já não sie mais o que fazer. Eu me estresso, fico nervosa, confusa, não sei fazer.
Me seguro pra não desabar. Eu quero ser forte pra aguentar.
E eu quero me superar sozinha mostrar que sou capaz que sou forte e que tenho algo mais alem.
Fico sozinha e não me preocupo  que me vejam assim.
Porque enquanto falam de mim terão que me ver levantando das cinzas. E terão que ver meu sorriso. Minha vida nunca foi e nunca será fácil, mas sou uma guerreira pra passá-la.
                            ---------------------------------------------------------------------


Título: O grito.                                       Aluno autor: Camila Rodrigues 8ªA

Na minha cidade que era pacata e tranquila, e em um piscar de olhos de repente mudou.
Isso dá uma tristeza na alma e no coração. No dia-a-dia aqui vemos as pessoas brigando, gritando um com o outro, as vezes até saem de uma briga verbal para física.
Principalmente em minha escola vemos muita violência. Esses dias no caminho para casa presenciei uma situação lastimável duas meninas brigando horrivelmente e me prendo à pensar "Meu Deus, por que seres humanos brigam como animais selvagens?"
Em casa em um canto neutro e silencioso penso "O mundo está cheio de seres humanos, mas cada vez mais sem seres humanos"
As vezes sem poder me expressar e me comunicar resolvo assim com um simples GRITO. Um grito de alívio e desabafo.
Que na minha cidade e também no mundo antes de agredir, humilhar, e sermos preconceituosos, pensamos duas vezes.
Pois o lugar de nossa moradia se todos aprenderem à respeitar  um ao outro será um lugar de uma boa convivência para nós, filhos e netos.
Devemos lembrar sempre "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã".
            -------------------------------------------------------------------------


Título:  O casamento da minha mãe.                              Aluno autor: Kerolayne 8ªA

Depois deça espera tanto finalmente chegou o dia que ela tanto desejou. "O dia do casamento", minha mãe estava muito feliz.
Acordou cedo o que não é de costume na sua rotina me deu bom dia e suspirou: -Hoje é o meu dia.
  Então fomos tomar café e naquele bate papo ela dizia estar preocupada, pois a costureira não havia terminado seu vestido, e um dia antes havia perdido sua aliança. Emtão ela foi para Lins buscar  seu vestido, chegando lá quase desaba de emoção de ver seu vestido pronto. Ela veio embora ai então finalmente  foi ter seu tão sonhado dia de noiva.
Quase chegando a hora do casamento  seu noivo quase não chega, mas chegou se arrumou rapídamente e desceu para esperá-la .
O motorista não chegava pra buscá-la  ela estava ficando desesperada, quase em cima da hora o motorista chegou ela entrou  rapidamente no carro e fomos rumo ao casamento. Chegando lá, tudo estava muito lindo, ela foi a primeira a ser chamada , quase  charando mas resistindo para não borrar a maquiagem fez a cerimônia  conforme manda o figurino. Logo depois da cerimônia aproveitou para tirar fotos e comemorar com parentes e amigos.
                            ----------------------------------------------------------------------

Título: A libertadores do Corinthians.                                    Aluno autor: Luis Fernando 1ªB

No dia que o Corinthians foi campeão da libertadores foi uma imensa emoção para a nação corinthiana. Depois de 100 anos o poderoso timão reconquistou a America. Com uma nação com mais de 32 milhões de loucos, esperava este grande dia.
Quando o juiz deu o apito final do jogo entre Corinthians e Boca Junior a nação corinthiana foi a loucura, depois de muitos anos finalmente o capitão do corinthians levantou a grande taça de campeão da libertadores de 2012. O grupo que foi campeão  da libertadores pelo corinthians jamais vai ser esquecido por esta imensa nação corinthiana.
O corinthians também já está com vaga garantida para desputar o mundial de clubes, e logo de cara vai pegar o poderoso Chelsea. Eu nunca vou esquecer, esta grande luta 2012 um ano de muitas glorias e alegrias. Vai Corinthians!!
                             -----------------------------------------------------------------------

Titulo: O lugar onde vivo.                                                 Aluno autor: Suellen Checchio.8ª B
 Depois de tantos anos e mudanças tenho que concordar que não é o lugar onde vivemos e sim as pessoas que compartilham espaços em nossas vidas. Não são os lugares, são as pessoas.
 Passei por muitas mudanças de ambiente, lugares -como preferir- mas todo lugar onde passei alguns anos, marcou completamente o meu passado, cada lugar uma história.
 De certa forma lugares são lembranças, e lembranças são o que fazem a nossa história; lugares são a nossa história.
 As histórias se modificam em diferentes lugares, memórias tristes, felizes, tediosas, divertidas, sejam como for elas acabam fazendo parte da nossa vida.
 A vida se modifica quando nós mudamos, assim como os lugares que aos poucos vão sendo modificados também.
 Já vi casos em que os lugares ficam presos à memórias, e, o que não vêem é que o lugar são as lembranças por detrás deles.
 O lugar onde vivo, na verdade, o lugar onde vivemos não se limita a uma cidade ou a uma casa qualquer - não pra mim. Locais não são importantes. Não vivo, nem me apego a um lugar qualquer, vivo em mim mesmo, vivo no que recordo, no que descubro, no que sinto.

106 comentários:

  1. Na ultima linha do crônica "O lugar onde vivo" está escrito vortude no lugar de virtude.

    ResponderExcluir
  2. Bem...vi que há vários erros gramaticais nestas crônicas. Poderiam ter sido mais peculiares diante disto.

    ResponderExcluir
  3. uehuehuehueh essas cronica!!!!!!!!!!!!!!!! SQN kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Apesar dos erros gramaticais as cronicas estão ótimas

    ResponderExcluir
  5. gostei muito , pois foi uma grande ajuda

    ResponderExcluir
  6. Olha eu achei todas essa cronicas muito legais essas pessoas que leiam atenciosamente só pra encontrarem um defeito MS não se deixam levar pela mente das pessoas desalmadas que vem essas cronicas que são pessoas sem um pingo de vergonha na cara

    ResponderExcluir
  7. Gostei me ajudo a como fazer uma cronica eu ja sabia como fazer nao tinha ideia do que falar lendo isso me deu inspiraçao com isso que eu aprendi farei a minha redaçao da escola tomara que deu certo em porque vale nota valeu pela ajuda

    ResponderExcluir
  8. Tem realmente vários erros, mas pra crianças de oitavos anos, estão muito bons. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai sua filha da puta vagabunda do caralho

      Excluir
    2. geovanna gabrielly estou no oitavo ano e não sou criança somos adolescentes nos respeite por favor

      Excluir
  9. Tem realmente vários erros, mas pra crianças de oitavos anos, estão muito bons. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Amei as crônicas, segunda-feira tenho que entregar uma crônica sobre ''o lugar onde vivo'' (aula de língua portuguesa). Eu estava cheio de inspiração, agora estou mais ainda. Valeu mesmo! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  11. papel do educador não é apontar os erros e sim orientar o aluno a corrigi los
    ademais a ideia dos textos está boa.Os que criticam devem ir estudar um pouquinho didática educacional.
    "lembre você que critica, um medico mata 1 professor com uma critica destrutiva mata 40."
    Dr. Magalhães,Pedro neto

    ResponderExcluir
  12. caros críticos, acho que vocês estão perdendo tempo falando mal das crônicas que outras pessoas criaram, pois todo ser humano erra algo, é errando que se aprende o certo.

    ResponderExcluir
  13. E é isso que vocês deveriam fazer.

    ResponderExcluir
  14. E é isso que vocês deveriam fazer.

    ResponderExcluir
  15. E é isso que vocês deveriam fazer.

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Coisa estranha mas quem tem um bom português pode relatar uma boa crônica aí está

      Excluir
  17. O erro é humano... atire a primeira pedra aí os sábios de cateirinha!! Será que vcs nunca erraram???

    ResponderExcluir
  18. Eu preciso de ajuda também pra fazer uma crônica

    ResponderExcluir
  19. Sei que tem varios erros mais essas croicas me deram uma grande ajuda e quem ta criticando não sabe nem fazer uma.

    ResponderExcluir
  20. Essas crônicas me ajudaram muito e sei que tem alguns erros,e em quanto as pessoas que criticam e falam mal,elas fazem isso mas nem sabem escrever uma se que então respeite.

    ResponderExcluir
  21. Essas crônicas me ajudaram muito e sei que tem alguns erros,e em quanto as pessoas que criticam e falam mal,elas fazem isso mas nem sabem escrever uma se que então respeite.

    ResponderExcluir
  22. Maravilhoso! fiquei bastante inspirado nas crônicas.

    ResponderExcluir
  23. Os erros são comuns em turmas de 8°anos, mas o que importa aqui é o tems e o assunto da crônica, e isso está presente nos textos. E tenho certeza que antes de enviar os textos, o professor revisará com o aluno. Parabéns a escola que disponibilizou os textos.

    ResponderExcluir
  24. Oi preciso de ajuda com uma crônica que aborde a temática onde vivo e biógrafia do autor

    ResponderExcluir
  25. gostei muito, mesmo com os eros gramaticas, ja servio como ajuda para fazer a minha.
    a outra coisa, vai haver muitos para criticar, mais oque vale e que voce fez parabens.

    ResponderExcluir
  26. achei muito boas as cronicas, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  27. Eu achei ótimo essas crônicas 👏

    ResponderExcluir
  28. Alguém faz uma crônica pra mim?
    Não sei fazer💔

    ResponderExcluir
  29. Essas crônica são muito boas 👏👏👏
    Tomara que a minha fique boa também🤞🤞

    ResponderExcluir
  30. Todos falando mal uns dos outros, mas não vêem os seus próprios erros.😂

    ResponderExcluir
  31. Eu preciso fazer essa merda aí, sobre o lugar onde vivo,só que a maioria da minha sala já fez ou se inspiraram nessas... SOCORRO CARALHO

    ResponderExcluir
  32. Oi amei as crônicas estou precisando de ajuda será se poderiam mi ajuda alguém

    ResponderExcluir
  33. Oiiis adorei as cromlnicas me ajudaram muito a fazer a minha cronica

    ResponderExcluir
  34. Amei me ajudou a fazer o meu trabalho de língua portuguesa e eu tava precisando de umas dicas de como fazer uma crônica

    ResponderExcluir
  35. Achei muito legal uma mais interessante que a outra

    ResponderExcluir
  36. Depois de tantos anos e mudanças tenho que concordar que não é o lugar onde vivemos e sim as pessoas que compartilham espaços em nossas vidas. Não são os lugares, são as pessoas.
    Passei por muitas mudanças de ambiente, lugares -como preferir- mas todo lugar onde passei alguns anos, marcou completamente o meu passado, cada lugar uma história.
    De certa forma lugares são lembranças, e lembranças são o que fazem a nossa história; lugares são a nossa história.
    As histórias se modificam em diferentes lugares, memórias tristes, felizes, tediosas, divertidas, sejam como for elas acabam fazendo parte da nossa vida.
    A vida se modifica quando nós mudamos, assim como os lugares que aos poucos vão sendo modificados também.
    Já vi casos em que os lugares ficam presos à memórias, e, o que não vêem é que o lugar são as lembranças por detrás deles.
    O lugar onde vivo, na verdade, o lugar onde vivemos não se limita a uma cidade ou a uma casa qualquer - não pra mim. Locais não são importantes. Não vivo, nem me apego a um lugar qualquer, vivo em mim mesmo, vivo no que recordo, no que descubro, no que sinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens,eu me chamo João Vitor e sou do 8a,vou escrever uma crônica sobre o lugar que vivo e com tantas crônicas assim legais eu me espirei,muito obrigado

      Excluir
  37. Embora tenha alguns erros gramaticais, as crônicas estão ótimas. Parabéns aos alunos que as fizeram👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito me ajudou muito eu fazer a minha obrígido

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito me ajudou muito eu fazer a minha obrígido

    ResponderExcluir
  40. Tenho que entregar a minha quinta agora😧.... cronicas muito boas... Parabéns a todos👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  41. Adorei tenho quê entregar uma crônica amanhã mi espirrou muito valeu muito👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  42. slv slv quebrada vai todo mundo toma no cu

    ResponderExcluir
  43. vao toma no seus cu seus nerd daporra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho da luta não consegue vender na vida e fica diminuindo os outros vá i se fuder

      Excluir
  44. Eu gostei, porém, a muitos erros nas palavras, mais é assim mesmo, vocês são ótimos, CONTINUEM ASSIM

    ResponderExcluir
  45. São ótimas crônicas, porém, a erros de palavras, se vocês se dedicarem mais vocês podem melhorar, CONTINUEM ASSIM

    ResponderExcluir
  46. Parabéns para você muito boa sua crónica

    ResponderExcluir
  47. Invés de eu ta lendo as crônicas estou lendo os comentários kkkk

    ResponderExcluir